Violência no Namoro: Em um Ano Aumentou a Violência Sexual

15 Fevereiro 2024

Descrição

A UMAR divulgou os resultados do estudo nacional sobre violência no namoro onde se pode ler que quase 20% dos jovens, que responderam ao questionário, afirmou que já tinha sofrido violência sexual. Comparada com a percentagem obtida no mesmo estudo, no ano passado, houve um aumento de respostas positivas: em 2023 o estudo mostrava que 14,9% de jovens afirmava que tinha sofrido algum tipo de violência sexual na intimidade, mas, no estudo agora apresentado, a percentagem é de 18,5%. 

No entanto, os comportamentos mais referenciados pelos jovens tem que ver com a violência psicológica e de controlo, muitos deles através das redes sociais (20,4% dizem ter sido vítimas de perseguição, 20,7% através das redes sociais).

Por outro lado,na questão do controlo, o ato mais legitimado, por 37,1% dos inquiridos, é “pegar no telemóvel ou entrar nas redes sociais sem autorização”, é o to mais legitimado, dentro do controlo. Na violência sexual, o mais legitimado, 28,6%, é “pressionar para beijar”.

Este estudo teve uma amostra de 6.152 jovens, com idade média de 15 anos e a frequentar entre o 7.º e o 12.º ano, durante o mês de Janeiro deste ano.

Imagem: unsplash

Noticias Atualidade
;