Violência no Namoro: PSP Recebeu 10.480 queixas entre 2018 e 2022

14 Fevereiro 2023

Descrição

A Polícia de Segurança Pública divulgou hoje os números relacionados com a violência no namoro. De 2018 a 2022 contabilizam-se 10.480 queixas, sendo a maioria mulheres que denunciam estes casos. A PSP alerta para o fato de que a violência no namoro pode ser não só física como psicológica, sexual, social e económica. No ano passado, a maior parte das queixas diziam respeito a violência entre ex-namorados.

É necessário que não haja medo de denunciar por parte das vítimas, mas é também preciso que as pessoas mais próximas estejam atentas a alguns sinais que podem ser reveladores, como o isolamento da família e dos amigos e o de pressão constante por parte do agressor.

Hoje, numa nota enviada à comunicação social, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde “ considera urgente uma maior sensibilização e mobilização das pessoas para a tolerância zero em relação a comportamentos violentos, nomeadamente em contexto de namoro e relações de intimidade”. Por isso, Margarida Tavares afirma que é necessário construir uma sociedade mais consciente. Para isso, são também importantes as campanhas de sensibilização como a que foi lançada pela Direção-Geral da Saúde e pelo Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, onde são dados conselhos sobre relações interpessoais saudáveis mas também alertas para os problemas que advém de relações abusivas.

Além disso, a PSP continua a estar atenta a esta realidade. Até ao fim deste mês de Fevereiro, a Polícia de Segurança Pública promove a campanha de sensibilização “No Namoro Não Há Guerra” dirigida aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, através do Programa Escola Segura.

Noticias Atualidade
;