18 Dezembro 2019
09 Fevereiro 2024
11 K
Foi publicado, no Diário da República de segunda-feira, 5 de Fevereiro, o diploma para a criação da Linha Nacional para a Prevenção do Suicídio e de Comportamentos Auto Lesivos. Esta linha será gratuita e vai funcionar 24 horas por dia, tendo na sua coordenação uma equipa composta por profissionais de saúde mental.
O objetivo é que esta linha de ajuda funcione em articulação com o Serviço de Aconselhamento Psicológico da linha telefónica SNS 24. Na lei pode ler-se que esta linha de aconselhamento deve, sempre que seja necessário, recorrer a intérpretes de língua gestual portuguesa e a tradutores de outras línguas que tenham expressão em Portugal.
A regulamentação da linha deve ser feia em articulação com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, entidades governamentais e científicas e atores da sociedade civil que trabalhem nesta área.
Imagem:Depositphotos
02 Janeiro 2024
5 K
Desde o dia 1 de Janeiro que entrou em funcionamento a Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, criando, assim uma estrutura que agrega o Hospital Fernando Fonseca, o Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora e o de Sintra e ainda o futuro hospital de proximidade de Sintra. A Amadora integra, assim, parte da reforma dos cuidados de saúde primários, operada pelo governo. Em comunicado, o Ministério da Saúde afirma que este modelo vai facilitar o percuso no SNS de proximidade, tendo em conta as diferentes estruturas que o compõem.
O Ministério da Saúde refere que “as ULS permitem responder às necessidades dos cidadãos, privilegiando a proximidade, a otimização de recursos, a continuidade e a integração de cuidados, no domínio da prevenção, no plano assistencial, no tratamento e prestação de cuidados e na recuperação e reabilitação.”
© TV Amadora 2023 ® Todos os direitos reservados