Amadora-Sintra Com Hospitalização Domiciliária em 2019

11 Outubro 2018

Descrição

No passado dia 3 de outubro, o Serviço Nacional de Saúde avançou que o Ministério da Saúde pretende recorrer à hospitalização domiciliária em 25 centros e unidades hospitalares.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca passará a internar doentes agudos nas suas próprias habitações, dispondo, assim, de equipas compostas por médicos e enfermeiros que prestarão cuidados médicos durante 24h por dia e 365 dias por ano.

Este novo modelo já se encontra a ser testado no Hospital Garcia da Horta, e pretende reduzir os custos dos internamentos, bem como evitar a dissipação de infeções hospitalares multirresistentes.

A hospitalização domiciliária será uma alternativa ao internamento convencional e irá proporcionar assistência contínua aos cidadãos que cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos, avaliados pelo hospital e com a concordância do cidadão e da família.  

Desta forma, os hospitais que tiverem financiamento para constituir unidades de hospitalização domiciliária terão de assegurar a atividade até ao final de março de 2019.

Noticias Atualidade
;