Suporte a Tv Amadora

Pessoas em Isolamento Profilático Podem Votar dia 30 de Janeiro das 18h às 19h Actualidade

Pessoas em Isolamento Profilático Podem Votar dia 30 de Janeiro das 18h às 19h

A Ministra da Administração Interna anunciou hoje que o governo recomenda a quem esteja confinado que vote dia 30 de Janeiro, data das eleições, entre as 18h e as 19h. Por outro lado, os restantes eleitores devem exercer o su direito de voto entre as 8h e as 18h. A decisão foi hoje anunciada no final do Conselho de Ministros: "essa é, no nosso ponto de vista, a melhor forma de conseguirmos conciliar e harmonizar os dois interesses. Por um lado o interesse que todas as pessoas têm em votar, o direito ao sufrágio de todos, e por outro lado o direito de que todos exerçam o sufrágio em condições de absoluta segurança", afirmou Francisca Van Dunem.

A ministra apelou ao civismo dos portugueses até porque eles serão os únicos a garantir que estes horários serão cumpridos. “A única garantia (...) de que as pessoas atualmente em confinamento irão acatar a recomendação (...) é o histórico de comportamento exemplar que os cidadãos portugueses têm tido no cumprimento das recomendações das autoridades de saúde e do Governo nesta matéria".

Medidas de Autoproteção dos Eleitores

Para ir votar no dia 30 de Janeiro deve levar máscara, utilizar a sua própria caneta e manter o distanciamento social. E. atenção, porque a DGS não inclui as máscaras comunitárias neste leque, ou seja deve usar apenas as cirúrgicas e as FP2. Além disso, é ainda recomendado a quem esteja em isolamento profilático e que queira votar que deve fazer o caminho a pé ou em transporte individual à assembleia de voto. Deste modo, o uso de transporte público deve ser evitado.