Greve na Valorsul Vai Causar Constrangimentos na Recolha do Lixo

18 Julho 2022

Descrição

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente (SITE CSRA) anunciou que os trabalhadores da Valorsul vão fazer greve, a começar às 0 horas de amanhã. As perturbações na recolha do lixo vão fazer-se sentir até às 8h do dia 20 de Julho.

Algumas das reivindicações prendem-se com o aumento dos salários, a redução do horário semanal para 35 horas, melhores condições de segurança e saúde no trabalho e o aumento de dias de férias para os trabalhadores em horário geral.

O Sindicato afirma que a decisão de avançar para uma greve ocorreu nos plenários realizados a 1 de Julho. Já em Fevereiro iniciaram as negociações com a Valorsul para a revisão do Acordo de Empresa, mas, segundo o comunicado do SITE CSRA, “a administração da empresa não apresentou propostas que valorizassem os trabalhadores”.

O Sindicato defende que a empresa tem condições para responder às suas reivindicações uma vez que os lucros obtidos nos últimos anos “foram superiores a 23,5 milhões de euros, e os custos com o pessoal aumentaram neste período menos de 4 milhões de euros.”

Face a esta paralisação, e mesmo com os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral, a autarquia da Amadora apela a que os munícipes redobrem a sua atenção e realizem um correto acondicionamento dos resíduos.

Além da Amadora, esta greve vai afetar os seguintes municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Noticias Atualidade
;