Autarquia da Amadora Baixa IMI em 2016

16 Outubro 2015

Descrição

Foi ontem aprovada em Assembleia Municipal a proposta da autarquia da Amadora para baixar o Imposto Imóvel Municipal de 0.37% para 0.36% para os prédios urbanos. Segundo o comunicado divulgado pela Câmara Municipal da Amadora, esta decisão vai beneficiar 73,433 famílias. Se tivessem optado pelo IMI Familiar (opção dada pelo governo) – que considera o número de descendentes no agregado para o cálculo o IMI, ou seja famílias com mais filhos irão pagar uma taxa menor de IMI – apenas 12.203 famílias (com1, 2 ou 3 filhos) iriam beneficiar dessa descida. Desta forma, a presidente da autarquia considera que “com esta medida, a Câmara Municipal da Amadora vai mais além da proposta do Governo em implementar o IMI Familiar, abdicando de uma parcela maior de receita com a redução do IMI para todos os amadorenses, e não só para as famílias com filhos”.

O Grupo Municipal do CDS-PP propôs a mesma redução do IMI (0.36%) assim como a adopção do IMI Familiar, por parte da autarquia, a qual que não foi aprovada.

No comunicado enviado pela autarquia, Carla Tavares afirma ainda que “o IMI familiar é injusto do ponto de vista das próprias famílias, porque não tem em conta os seus rendimentos, nem o valor do património imóvel.” A Amadora é, assim, um dos municípios com o IMI mais baixo da área metropolitana de Lisboa.

Quanto ao IRS, à semelhança daquilo que tem acontecido nos últimos anos, a autarquia volta a manter a taxa de 3,8%, devolvendo, assim, cerca de 2 milhões de euros às famílias.
No caso da Derrama, o valor desta também se mantém. Para empresas que apresentem um volume de negócios abaixo de 150 mil euros estão isentas, enquanto que para as restantes empresas a taxa se mantém em 1.5%.

Noticias Atualidade
;